segunda-feira, 25 de maio de 2009

SONHAR FAZ BEM


Todo ser humano é capaz de sonhar e os resultados são os acontecimentos do dia-a-dia. Ao dormir, as imagens que foram registradas pela consciência são projetadas - como um curto circuito do inconsciente - e, ao dormir, surge nos sonhos um estado que reproduz as imagens armazenadas pela memória no sonho.
Muitas vezes, conseguimos controlar os sonhos, mas na maioria das ocasiões não passamos de meros expectadores, sem controle das ações, tudo porque a mente inconsciente é livre e tem a liberdade de sonhar, imaginar e projetar para um passado e para um futuro.
Os sonhos estão ligados à organização das idéias, onde é possível entrar em contato com as questões que pertencem ao inconsciente. Recordar ou falar sobre o sonho permite refletir e modificar algumas formas de pensamentos, onde aprendemos a lidar com as emoções, imagens e movimentos revelando a essência das ações, onde não existem censuras, proporcionando desta forma o autoconhecimento.
Como o sonho reflete as ações diárias, ele pode acalmar e ao mesmo tempo gerar ansiedade e tensão, porém tudo depende de seu conteúdo, no momento de tratar as cenas e desvendar as imagens inconscientes.
Sonhar proporciona aprendizagem e melhora o estado de percepção e atenção. O sonho que é reproduzido proporciona elaborações dos conteúdos internos que mobilizam espontaneidade e criatividade para lidar com as questões relacionais.
A interpretação dos sonhos compete a quem sonha realizar uma reflexão, despertando descobertas e integrando o processo de autoconhecimento, que desvenda e proporciona o encontro de descobertas e redescobertas das relações humanas entre o processo de consciência e inconsciência.
As pessoas que sonham com mais freqüência, normalmente apresentam memória e raciocínio mais desenvolvidos do que aqueles indivíduos que sonham menos, uma vez que ao relatar o sonho e exercitar a auto-reflexão, o individuo torna-se mais consciente e alerta de seus atos e ações.

4 comentários:

Anônimo disse...

Texto bastante interessante e esclarecedor. Tenho um questionamento: Será que sonhar muito ou se lembrar do sonho diariamente, não extressa o indivíduo, uma vez que, sonhar nos causa a impressão de não termos repousado o suficiente durante o sono?

Denis Gardel Melo - denis_gardel@hotmail.com

Anônimo disse...

Verdade. Sou uma pessoa que sonha muito e isso me causa medo. Um professor meu disse que sonhar é bizarro realmente, pois é um delírio inconsciente.

IMPACT disse...

Na verdade é até bom que nos lembremos! Esse é um assunto muito amplo... A ciência convencional já nos revelou muito sobre o assunto, o sonho, muitas vezes não passa de criações mentais ou exteriorizações de sentimentos, emoções e questões que nosso inconsciente nos revela em imagens (ou seja na forma que for no sonho... Quando você sabe ouvir seus sonhos, ou até mesmo programar o tema deles... Isso com o tempo pode até te fazer acordar mais disposto na minha opinião... Mas além desse tipo de sonho, tem também os chamados "desdobramentos" que dizem ser uma forma da consciência literalmente sair fora do corpo pra dar uma voltinha... Ela continua ligada a ele (não tem perigo de se esquecer de voltar)Bom, não sei de suas crenças, mas para isso eu indico que ore a Deus e ao seu anjo de guarda para te mostrar as coisas necessárias ao seu desenvolvimento (praticar a meditação e se livrar de pensamentos e emoções mais pesadas também facilita a prática) Se vc não acreditar nisso, faça uma prece "alto dirigida" com o mesmo respeito que vc teria com Deus, uma "prece ateia" que não tem menos valor do que outras se for feita com fé. Eu gosto desse assunto, porque eu mesmo já tive muitos sonhos sobre coisas que viriam a acontecer pela manhã, e eram coisas imprevisíveis e totalmente fora do costume do meu cotidiano... Além de sonhar com lugares maravilhosos, onde sempre estou acompanhado e sempre ouço bons conselhos e sentimentos! É revigorante!

IMPACT disse...

Na verdade é até bom que nos lembremos! Esse é um assunto muito amplo... A ciência convencional já nos revelou muito sobre o assunto, o sonho, muitas vezes não passa de criações mentais ou exteriorizações de sentimentos, emoções e questões que nosso inconsciente nos revela em imagens (ou seja na forma que for no sonho... Quando você sabe ouvir seus sonhos, ou até mesmo programar o tema deles... Isso com o tempo pode até te fazer acordar mais disposto na minha opinião... Mas além desse tipo de sonho, tem também os chamados "desdobramentos" que dizem ser uma forma da consciência literalmente sair fora do corpo pra dar uma voltinha... Ela continua ligada a ele (não tem perigo de se esquecer de voltar)Bom, não sei de suas crenças, mas para isso eu indico que ore a Deus e ao seu anjo de guarda para te mostrar as coisas necessárias ao seu desenvolvimento (praticar a meditação e se livrar de pensamentos e emoções mais pesadas também facilita a prática) Se vc não acreditar nisso, faça uma prece "alto dirigida" com o mesmo respeito que vc teria com Deus, uma "prece ateia" que não tem menos valor do que outras se for feita com fé. Eu gosto desse assunto, porque eu mesmo já tive muitos sonhos sobre coisas que viriam a acontecer pela manhã, e eram coisas imprevisíveis e totalmente fora do costume do meu cotidiano... Além de sonhar com lugares maravilhosos, onde sempre estou acompanhado e sempre ouço bons conselhos e sentimentos! É revigorante