quinta-feira, 14 de maio de 2009

ESSÊNCIAS PARA ANSIEDADE

Muito usados pela indústria de cosméticos, os óleos essenciais de laranja e lavanda poderão um dia ajudar a combater a ansiedade. Estudo realizado pelo departamento de psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) demonstrou que essas fragrâncias naturais têm propriedades sedativas e relaxantes em ratos.
Os animais inalaram as essências antes de ser submetidos a diversas tarefas que medem o grau de ansiedade, como o labirinto em cruz elevada, no qual podem seguir dois caminhos: um fechado e escuro e outro, claro e aberto.
O efeito ansiolítico, medido pelo número de animais que se aventurou pelo labirinto claro e aberto, foi maior no grupo que inalou os óleos perfumados.
Segundo os autores, as essências de laranja e lavanda interagem como receptores localizados em regiões do cérebro associadas ao processamento das emoções, genericamente conhecidas como sistema límbico. É bem possível que resposta parecida seja observada em seres humanos. A possibilidade deve ser investigada em futuras pesquisas.

Nenhum comentário: