quinta-feira, 28 de maio de 2009

RECLAMAR DEMAIS PODE SER DOENÇA


Você conhece um reclamão, aquela pessoa que nunca está satisfeita com nada?
Se a sua vida não é fácil ao lado dela, a dela pode ser pior ainda. Além de afastar os amigos, quem lamenta demais acaba tendo um sofrimento psicológico desnecessário.
Lamentações constantes podem ser, porém, sinal de doença: a distimia.

Trata-se de uma depressão leve e crônica. Distímicos são pessoas pouco esperançosas, que sofrem e se queixam muito. São normalmente rotuladas como pessimistas.


O que acontece?
Pessoas com baixa autoestima tendem a desenvolver um sentimento de rejeição. Assim, passam a reclamar de tudo à sua volta. Quem tem um grau de exigência muito grande também sofre. Perfeccionismo demais pode ser um problema.

Como identificar?
A melhor forma de saber se você está reclamando muito é prestar atenção ao que amigos e familiares dizem sobre você. Se as reclamações sobre o seu modo de ser forem muitas, é hora de ficar ligado.

Como reverter o problema?
Antes de fazer uma reclamação, pare e pense se aquilo é realmente necessário ou se vai magoar alguém. Às vezes, é melhor ficar calado.
Peça que seus amigos e familiares digam se você está se excedendo nas reclamações. Antes de reclamar de algo, tente resolver o problema.
Não fique parado.

Um comentário:

Anônimo disse...

MUITO INTERESSANTE O QUE LI, NUNCA TINHA LIDO NADA SOBRE ESTE ASSUNTO.
VAI ÁI UMA PERGUNTA CONVIVER COM UMA PESSOA ASSIM PODE PREJUDICAR MUITO A OUTRA OU NO FINAL FICAM IGUAIS.
BJS
R.FLORIAO@UOL.COM.BR