segunda-feira, 1 de junho de 2009

TRANSTORNO BIPOLAR


As oscilações do humor, característica básica de quem sofre de distúrbio bipolar, podem acarretar prejuízos para o indivíduo chegando a comprometer a qualidade dos relacionamentos pessoais, a performance no trabalho ou mesmo levar ao suicídio. Apesar da gravidade do problema, a doença tem tratamento desde que corretamente diagnosticada.

O distúrbio bipolar geralmente se desenvolve na adolescência, mas os primeiros sintomas às vezes são observados na infância ou mesmo na vida adulta. Os sinais da doença se apresentam na alternância entre os períodos de mania e depressão. Entre os sintomas da fase de mania, encontram-se: aumento da energia, euforia excessiva, irritabilidade, pouca necessidade de sono e aumento do desejo sexual. Já nas fases de depressão, o indivíduo apresenta grande tristeza e apatia, sentimento de culpa, dificuldade de concentração, pessimismo, mudança no apetite e ganho ou perda.


O transtorno bipolar pode ser tratado e é possível que se alcance uma satisfatória estabilidade do humor. Para tal, são indicadas intervenções medicamentosas e psicoterapêuticas. Durante o tratamento é possível que ocorram oscilações de humor que devem ser imediatamente relatadas ao médico responsável, para que o tratamento possa ser ajustado de acordo com as necessidades de cada um.

Como se nota, o transtorno bipolar pode prejudicar enormemente o bem-estar do indivíduo. Assim, é importante estar atento a seus sintomas para que se possa buscar ajuda o quanto antes e ter acesso ao tratamento adequado, evitando que a doença acarrete prejuízos irreparáveis à vida do indivíduo.

3 comentários:

NADJA disse...

Oie doladinha...vim convidar vc para o arraiá da nadjinha...tem maçã do amor kkkk e mimo da festinha para vc tb...mil beijokinhas uma feliz semaninha fuiiiiiiii anarriéeeeeeeeeee

Conceição disse...

Oi querida, muito importante esse post.... tenho experiência em casa sobre o transtorno, muito complicado até descobrir, estamos tratando e com muita fé espero a melhora. Acho que o blog tem me ajudado muito. Decidi pelo humor para amenizar o problema. bjs

Jane Nunes disse...

Muito bom o seu blog!!!O trio não perde uma postagem!