segunda-feira, 29 de junho de 2009

UM OLHAR SOBRE A TERAPIA DE FAMÍLIA


Apesar da grande divulgação, nos últimos anos, acerca das várias correntes psicoterápicas e do aumento do número de pessoas em busca do auto conhecimento, a terapia de família e casal ainda é desconhecida.
Como profissional da área comumente ouço as seguintes indagações: o que é terapia de família e como funciona? Em que situações se deve procurar um terapeuta? Quem faz terapia de casal se separa ou fica junto?

A terapia de família é um método de tratamento das relações familiares.Isto significa que não se vai tratar o indivíduo na família e sim o grupo familiar como um todo e o vínculo entre seus membros.
A procura por um terapeuta se dá, geralmente, quando a família apresenta um grave problema. Pode ser um dos membros apresentando transtorno psíquico, a presença de alcóol ou drogas, ou a iminência de uma separação.

Uma crise é resultado de pequenos conflitos que se repetem cotidianamente e para os quais não se dá a devida atenção.
Não se deve deixar que os problemas tomem proporções alarmantes para se procurar a terapia. Isto evitará o agravamento da situação conflitiva possibilitando rever as bases do relacionamento familiar. Tais afirmativas são válidas também para o casal.

Um comentário:

niese tocafundo disse...

Ei amiga!Passei prá ver as novidades e deixar meu carinho.Vc está sumidinha hem?!!Na verdade,"estamos sumidinhas" né?rsrs Tem um selinho da festa da colheita de presente prá vc.Aproveita e lê o post que está na sala especial de junho.Desejo-lhe uma linda e abençoada semaninha.bjns