quarta-feira, 24 de junho de 2009

AS DOENÇAS DA EMOÇÃO

A medicina psicossomática deixou de ser um ramo de segunda classe. A influência dos sentimentos sobre a saúde física nunca foi tão pesquisada e o controle das perturbações psíquicas entrou para os receituários clínicos.


É quase certo que, ao demonstrar um desconforto físico, você já tenha ouvido que está "somatizando". Mas o que é exatamente somatização? Trata-se de um processo pelo qual distúrbios de origem psíquica, emocional, traduzem-se em mal-estar, com ou sem causa orgânica definida. Os dez problemas mais relatados pelos somatizadores são dor no peito, fadiga, tontura, dor de cabeça, inchaço, dor nas costas, falta de ar, insônia, dor abdominal e torpor. Não faz tanto tempo assim, a esmagadora maioria dos médicos ocidentais relegava tais pacientes ao limbo de um ramo até então pouco prestigiado da psiquiatria – o da medicina psicossomática. Mas esse quadro começa a mudar.


Pode-se dizer que a medicina ocidental está revendo o dogma de que sintomas só são passíveis de tratamento se originados em problemas físicos descritos cientificamente. Nesse caminho, segue a trilha da antiga medicina oriental, segundo a qual um sintoma, mesmo sem causa orgânica suficientemente identificada, é, em si, um desequilíbrio a ser curado.


As situações que mais deflagram respostas somáticas são as de stress decorrente de um luto ou de uma separação conjugal. Para não falar da onipresente depressão, é claro. Na verdade, não existe um só sentimento que não tenha uma repercussão física. O que varia é a intensidade da emoção e a vulnerabilidade do corpo.

3 comentários:

ELANE, Mulher de fases! disse...

Lucinha ja paassei por isso e ainda to passando, muito interessante seu post!!os orientais sao sábios mesmo, inclusive meu psquiatra e minha religiao sao japonesas, me ajudam muito!!bjs
ótima semana!!!
lane

Anônimo disse...

Mantenha um sorriso no labios,
faça os outros sorriem.
Os lábios que se abrem
num sorriso, bom
amigo ,alegre e espontanio.
è perfume suave da luz divina.
Uma uma quarta abençoada .
Beijos carinhos ,Evanir
Deus abençõe vc grandemente amiga.
www.fonte-amor.zip.net

NADJA disse...

AAA EU AQUI EM CIMA TB KKKKKK...NOSSA CADA DOENCINHA QUE SE APARECE NÊ KKK..MINHA DRIKINHA (FILHA)ESTÁ NO PRIMEIRO ANO DE BIO MEDICINA...MAS INFELIZMENTE Ñ ESTÁ GOSTANDO MUITO ..DEVE PASSAR PARA PSICOLÓGIA ..VAI SER SUA AMIGUINHA KKKKKKKK..ACHO ESSA PROFISSÃO.. LINDA... ESCUTAR OS PROBLEMAS DAS PESSOAS E PODER AJUDA-LAS ..MUITO LINDO..BOM DIA QUERIDINHA TE DOLU FUIIIIII