quarta-feira, 15 de julho de 2009

SÍNDROME DO CAMALEÃO


Medo de rejeição e insegurança incomodam quem vive mudando o visual.


A cada semana, uma nova cor de cabelo. Por mês, mais da metade do salário fica no salão de beleza (onde novos cortes e tratamentos são experimentados, e descartados, sem nenhuma cerimônia). O vai-e-vem na aparência, no entanto, revela mais do que preocupações com a vaidade: pode ser sinal de insegurança e dificuldade de ser aceito pelos outros.


Antes que você entre em crise, calma: é normal sentir vontade mudar a aparência e ficar feliz quando sai de casa com o cabelo novo ou compra uma peça de roupa especial. O problema não está nas simples mudanças do dia a dia, mas sim em jamais ficar satisfeito com as transformações, como se elas não fossem suficientes.


Para diferenciar um caso grave de um acesso de vaidade, é só refletir sobre a motivação que gera a mudança. Não há nada de errado em querer parecer mais bonito. Mas se você nunca está confortável com o que vê no espelho, por mais que invista na estética, é hora de procurar ajuda de um psicólogo.

Um comentário:

A letra S disse...

Conheco muita gente preocupado com aparencia tambem e aprovação dos outros e isso não é legal
Primeiro a péssoa tem que sentir bem se ela nao se bem com ela mesma nao sao os outros que vao saber o que é melhor para ele